terça-feira, 6 de fevereiro de 2007



Mais outro funeral... -Quem foi ?

-Foi um COMANDO !

-Um COMANDO ?

-Sim, um soldado como os outros.

-Como os outros ?

-Talvez não, talvez um pouco mais...talvez um pouco menos. -Um pouco menos ?

-Sim, por não querer ser tanto.

-Um pouco mais ?

-Talvez por isso mesmo!

-Mas, quem são os COMANDOS ?

-Quem faz do perigo o seu pão. Do sofrimento o seu irmão. E da morte a sua companheira, e se habituou a tê-la sempre à sua mesa e à sua cabeceira, noite e dia, sem perder a alegria e o prazer de viver e de sonhar.

-Que estranha companhia, mas porquê esse gosto, essa busca da morte de quem todos os seres fogem, mesmo os mais valentes ?

-Porque são diferentes !

-E a fome ? E a sede ? E o medo ? E a morte ?

-A fome esquecem-na, quando tudo neles a repele e denuncia vão procurar no espírito o único alimento que a sacia.

-E a sede ?

-Sede só têm uma, e essa ninguém a mede, a de fazer melhor, a de chegar primeiro, a de mesmo no alento derradeiro, quando o corpo já parece não ser nosso, gritar ainda: EU QUERO ! EU POSSO !

-E o Medo ?

-Conhecem-no, por isso não o temem e para o combater e eliminar, são teimosos, tenazes, quando o instinto os contraria, repetem a cada minuto do dia: "A SORTE PROTEGE OS AUDAZES"

-E a Morte ?

-Ao pensar nela, a sua companheira habitual, transfiguram o receio e o pavor, tornando quase igual a própria morte e o amor.

-Mas eles não amam, eles não sofrem ? Não são humanos afinal.

-São humanos demais, embora parecendo de menos e é esse apenas o seu drama, no seu bornal, no seu cantil, na sua cama, vivem o amor e a morte, e uma eterna inquietação.

-Há quem diga que o amor e a morte são quase a mesma coisa...

-Para eles são, e vivem num mundo diferente...feito de assombro, de sonho e de quebranto...

-Meio demónio e meio santo ?

-Sim, é isso sim talvez o que eles são, mas sentem-se felizes com a sua sorte, pois não distinguem o amor da morte e só se sentem bem a viver nos extremos, o meio termo não existe para eles, nem o amar, nem o querer, nem o lutar, nem o sofrer, isso não sabem o que é, está fora do seu mundo, a sua taça, bebem-na até ao fundo !

-E acreditam em Deus ?

-Sim, ou melhor, creio que Deus habite neles, em origem, não em fidelidade, pois são daqueles poucos a quem Deus estende a mão sem que eles Lha peçam, porque só Lhe pedem o que os outros não querem.

-Mas assim querem ser melhores que os outros, ser os melhores de todos.

-Não. Porque não comparam. Só querem ser melhores que eles próprios, por conforto ou benesses nenhum deles lutou, fiéis a esta ideia: Só provará o pão de Deus quem comeu o que o diabo amassou !

-É belo mas estranho tudo o que me disseste, porém que dizer deste pobre rapaz ? Já que deu a vida, que a sua alma descanse em paz.

-A paz para ele nunca quis, não é pois na paz que ele há-de ser feliz.

-Mas que queria ele então... ???

-Não sei, mas antes ou depois que a vida de um COMANDO acabe, nem ele próprio, mas só Deus o sabe.

-Mas é estranho não querer nem desejar para si mesmo a paz.

-Medita nisto: O primeiro COMANDO foi Cristo, porque pregando a paz nunca viveu em paz e até morreu por isso.

-Compreendo então. Querem ser como Cristo ?

-Não, também não, isso seria muito, querem apenas isto: Ser COMANDOS e viver como tal.

-Compreendo por fim, por isso creio que quando o corpo deste moço descer à terra fria e a última lágrima de alguém que muito queria, ainda não tombou, a sua alma, com a qual nunca se enfeitou, não sei se foi ao céu, a caminho de Deus, mas sei que subiu e se salvou !


FUNERAL "COMANDO" - Acção Psicológica CURSO DE COMANDOS

Por Rui Gomes, ex-Ten. Mil. CMD - 92º Curso de Comandos MAMA SUMAE

1 comentário:

Anónimo disse...

COMANDOS! VAMOS NOS UNIR E LIMPAR ESTA LADROAGEM QUE SÃO OS POLÍTICOS E RESPECTIVOS AFILIADOS, ESTÃO A SUBJUGAR O POVO E SE NO 25 DE ABRIL OS MILITARES ESTIVERAM PARA O POVO TEMOS DE SER NOS A DEFENDER O POVO, TEM DE SER RÁPIDO ANTES QUE ELES FUJAM, E RECUPERAR TODO O DINHEIRO ROUBADO AOS SEUS LIGITIMOS DONOS, O POVO QUE TRABALHA, OS VERDADEIROS, AUDACES FORTUNA JUVAT....NOS QUEREMOS NOS SABEMOS E NOS PODEMOS! M A M A S U M A E!