quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Para Kandahar.... Até Breve




“Ficas fiel depositário deste isqueiro e quero que daqui a seis meses mo tragas de volta.” E o isqueiro a gasolina, com o escudo dos Comandos gravado na tampa, passou da mão do antigo sargento-comando Venâncio para as mãos do capitão-comando Grilo.

Um gesto simbólico de confiança, entre um veterano condecorado com Cruzes de Guerra e Mérito Militar e o oficial que comandou o grupo de 112 comandos e pára-quedistas que ontem partiu para o Afeganistão, bem como dois controladores aéreos da Força Aérea.

A aerogare do Aérodromo Militar n.º 1, no Figo Maduro, Lisboa, foi pequena para as centenas de familiares que se despediram dos soldados portugueses que integram duas companhias da Brigada de Reacção Rápida destacadas para render o 1.º Batalhão Pára-quedista, em Kandahar, no Afeganistão.

A Associação de Comandos também se fez representar com uma delegação de veteranos que desta forma apoiou os jovens soldados.

Ao longo da tarde, as horas decorriam com o crescendo do nervosismo dos parentes, enquanto os Comandos escondiam os seus sentimentos num ambiente de descontracção à espera do embarque no avião fretado à companhia low cost Grijet.

Depois do chek-in e à ordem de embarque, a emoção cresceu numa onda súbita, num último abraço, num último beijo.

As lágrimas nos olhos dos que ficaram.

E a angústia de um furriel, último a embarcar, que até mais não poder esperou a chegada da filha, presa algures no trânsito. “

Paciência. Tenho de ir”, murmurou com um último olhar para a porta ao fundo da sala antes de passar a porta para o exterior, em direcção ao embarque.

Numa breve cerimónia presidida pelo major general Quesada Pastor, do Comando Operacional do Exército, este oficial reafirmou a confiança e esperança nos nossos militares.

A força portuguesa agora no Afeganistão é comandada pelo tenente-coronel Pipa Amorim, que já se encontra naquele país asiático com 35 militares.

Durante seis meses, os nossos compatriotas integram a ISAF.

Ao todo são 150 elementos do Exército e sete da Força Aérea.

Paralelamente, cinco oficiais portugueses estão destacados no quartel-general da ISAF.


TESTEMUNHOS NA HORA DA PARTIDA"VALORES NACIONAIS E DOS COMANDOS" Capitão Grilo Comandante do grupo“O Afeganistão é um cenário que em termos de segurança e de aplicabilidade da força nada tem que ver com o Kosovo, a Bósnia ou Timor, onde estive anteriormente. Mas esta força está preparada e ciente das dificuldades que vai encontrar. E está preparada para respeitar e viver os altos valores nacionais dos Comandos.”"

VINTE E CINCO ANOS DE EXPERIÊNCIA" Sarg. Ajd. Bom. Adjunto de Comando“A classe dos sargentos é a ligação entre os praças e o comando. A falta de experiência em missões deste tipo é substituída pelos 25 anos de serviço efectivo, uma experiência importante para saber dar uma palavra de alento e estar junto dos soldados quando precisam de desabafar, sobretudo quando estão longe das famílias.”"

UMA MISSÃO PARA CUMPRIR ATÉ AO FIM" Webana Francisco Soldado“Voltar ao Afeganistão é uma missão para cumprir até ao fim. Espero encontrar antigos companheiros que estiveram comigo da primeira vez e neste entretanto temos mantido o contacto pela internet. É um país onde se tem de andar sempre com cuidado, mesmo dentro do acantonamento militar. Volto porque é o que o meu coração manda.”

ACÇÕES FORA DE CABUL


Os Comandos vão actuar mais vezes fora de Cabul, integrados na ampliação da acção da ISAF


GRADUADO EM MAJOR

O capitão Grilo teve a surpresa de ser graduado em major imediatamente antes de embarcar


APOIO ESPIRITUAL

O contigente português é acompanhado pelo capelão Teixeira que lhe presta apoio espiritual


Falcão-Machado In "Correio da Manhã"

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Que a Sorte Proteja os Audazes


Seguiram esta terça-feira para o Afeganistão 115 militares portugueses que vão render o contingente nacional estacionado em Cabul. Uma partida no dia em que se registou mais um atentado no território.


Os familiares bem tentaram esconder o medo e o desespero na hora da despedida, mas as notícias que chegam do Afeganistão apertam o coração de quem fica. Há atentados recentes e um rasto de morte no território.


Notícias que deixam ainda mais preocupada uma mãe que vê partir o mesmo filho pela terceira vez, para o mesmo sítio. Sentiu-se isso das palavras quebradas pela mágoa da partida do filho ( Ricardo Gomes ).


O apoio da família vai ser fundamental para os militares portugueses durante os dias difíceis que se aproximam. Esta terça-feira partiram 115 num total de 162 militares que vão estar seis meses em Cabul.


Os elementos da Força Aérea mantêm-se mas os comandos vão para o lugar dos paraquedistas. Muda a cor da boina, mas não se altera o tipo de missão


Trata-se de uma operação com risco elevado, conforme disse o Capitão (quase graduado em Major ) Grilo, que vai encontrar no local o TC Amorim, que decerto preparou a chegada dos nossos camaradas, e é a certeza desse risco que tira a tranquilidade a quem fica, os familiares, que adiaram as despedidas até ao limite.


Mama Sume a todos e que a sorte proteja os audazes....

domingo, 25 de fevereiro de 2007

Vergonha os Comandos com a Casa às Costas


Uma GRANDE vergonha. temos que andar com a casa às costas.
Eu em 1990/92 vi como o ministro da altura ( Fernando Nogueira ) fez tudo o possível para acabar com a especialidade 959 - Comando. Visitava Lamego, Aveiro e Coina com bastante assiduidade e aos Comandos foi a um Orion/90 que fiz tudo por minar… Os brigadeiros bem se podiam queixar não dormiu ninguém, ora bem… guerrilha era assim.
Depois era o Letria na TV2 com programas da treta a dizer que morriam instruendos como se aquilo fosse uma chacina de noviços que iam para os Comandos servir de instrumento de tortura, imagens foram divulgadas ( onde apareci ) e que me deixaram nauseabundo e revoltado com a resposta da sociedade à nossa formação cívica e militar.
Nunca um politico defendeu a tropa Comando nem nenhuma chefia militar, e olhem que havia Comandos de responsabilidade na hierarquia militar da altura ( basta ver os organigramas da altura).
Vieram com a camuflada especialidade da BAI - que assumidamente terminou com uma tropa que incomoda e que não alinhava pelo espírito de deixar andar dos constantes ministros da defesa que não tem formação militar e que este país continua a promover.
Depois como as tropas especiais estavam a dar barraca lá promoveram a reabertura da especialidade Comando na Carregueira que justamente construíram e trilharam um caminho difícil e de grande valor.
Depois como cresceram na importância estratégica do exercito português, foram enviados para Mafra como se fosse um passo importante.... apenas areia para os nossos olhos, meus camaradas.
Agora que querem? Os Comandos não podem aceitar tudo o que lhes impõem, a nossa participação na sociedade portuguesa é de qualidade, portanto merecemos a mesma resposta das chefias.
Proponho Santa Margarida, é o local mais adequado a uma tropa deste calibre, geograficamente bem localizada e com condições de expansão. A Amadora embora me tenha dado grandes momentos, considero não ser a melhor opção, muito perto da cidade e com necessidade de optar para exercícios específicos por deslocações a Montargil, Pampilhosa, castelo Branco, etc.
Pelo amor à Pátria, não aceitem qualquer solução, lutem pela mais digna...
Mama Sume

sábado, 24 de fevereiro de 2007

Afinal o homem não é o único animal a caçar com armas, dizem os cientistas


Senegal

Chimpanzés vistos a caçar com lanças de madeira 24.02.2007 -

10h58 Teresa Firmino in "Público"

Já vimos imagens deles a utilizarem pedras para partir nozes e tirar lá de dentro o miolo calórico. Ou a beberem água por uma folha ou a raparem um galho para fazer um apanhador de formigas. O que ainda não se sabia é que os chimpanzés também fabricam lanças de madeira, que usam como armas de caça e não para fins bélicos.


Seguem até cinco passos na construção das lanças. Partem um ramo de uma árvore. Removem-lhe os ramos mais pequenos e as folhas. Ou afiam a ponta do ramo com os dentes.


Dois cientistas observaram-nos nas savanas do Senegal, em Fongoli, entre Março de 2005 e Julho de 2006, e documentaram dez animais a fabricar 26 lanças de madeira.


Em média, as lanças dos parentes mais próximos dos humanos tinham 63 centímetros de comprimento. Empregaram-nas em 22 tentativas de caça, atirando-as às presas com movimentos muito rápidos. Depois de recuperarem as lanças, cheiravam-nas ou lambiam-nas.


E as presas eram outros primatas, os gálagos-do-senegal, que se escondem em buracos de árvores ou se empoleiram nos ramos. Passam o dia a dormir e, assim que anoitece, começam a caçar insectos e aves. Numa das tentativas, os chimpanzés conseguiram que as lanças imobilizassem um gálago.


A fêmea adolescente


Até aqui, tinha-se documentado apenas o caso de um chimpanzé a caçar com a ajuda de uma ferramenta: na estação de Mahale, na Tanzânia, viu-se uma fêmea adolescente a utilizar um ramo para obrigar um esquilo a sair de um buraco. Mas poderia não passar de um caso isolado, sem repetição na natureza por outros chimpanzés. Agora, pela primeira vez, observaram-se chimpanzés a construir e usar armas de forma sistemática para caçar, o que indica tratar-se de um comportamento habitual.


A descoberta é relatada na revista científica "Current Biology", por Jill Pruetz, da Universidade Estadual do Iowa, nos Estados Unidos, e Paco Bertolani, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. “Quando vi isto pela primeira vez, fiquei espantada”, conta Jill Pruetz à revista "Nature".


E eles é que caçam com armas, certo? Não, são principalmente elas. Alguns machos jovens também participam nas caçadas. No entanto, os mais velhos parecem considerar que uma presa de apenas 200 gramas, como é o gálago-do-senegal, não valerá tanto esforço. “Talvez não seja suficientemente benéfico para os machos. Devido ao tamanho das presas, o pacote de proteínas é bastante pequeno”, especula Jill Pruetz.


“É típico nos primatas, quando existem inovações, em particular na utilização de ferramentas, que sejam as novas gerações a apreendê-las rapidamente. Os últimos a apreendê-las são os adultos, principalmente os machos”, comentou a investigadora à BBC on-line. Noutros sítios de África, os colobos são as presas mais perseguidas pelos chimpanzés das florestas, sobretudo machos. Mas estes macacos não existem na savana do Senegal, o que poderá ter levado as fêmeas chimpanzés de Fongoli a encontrar meios complementares de enriquecer as refeições.


Parece que elas, supõem os cientistas, decidiram explorar uma refeição ignorada por eles. Resta saber se outras populações de chimpanzés do Senegal, a casa de 500 animais, ou noutras partes de África, também constroem lanças de caça.


Para já, esta descoberta deverá contribuir para se compreender um pouco melhor como os nossos antepassados desenvolveram estratégias de caça.Para os humanos, as lanças de madeira mais antigas têm 400 mil anos. “Os múltiplos passos seguidos pelos chimpanzés de Fongoli no fabrico de ferramentas para caçar mamíferos envolvem um tipo de antevisão e complexidade intelectual que muito provavelmente caracterizava os primeiros antepassados humanos”, escrevem os cientistas.


Um espelho?


Chimpanzés e humanos também ficaram um pouco mais próximos. Sabemos que as ferramentas fazem parte dos vários modos de vida dos chimpanzés, desde que, na década de 60, a primatóloga americana Jane Goodall descobriu, na Tanzânia, que usavam nervuras das folhas para apanhar térmitas. Sabemos que transmitem esses conhecimentos às gerações, por isso, tal como nós, são detentores de uma cultura material. Agora acabámos de descobrir que as armas de caça não são exclusivas da espécie humana. Estaremos a ver-nos ao espelho?

domingo, 18 de fevereiro de 2007

Prece de um Pai


Dá-me um filho que seja bastante forte, para saber quanto é fraco, e corajoso, para se enfrentar a si mesmo quando tiver medo; um filho que seja orgulhoso e inflexível na derrota inevitável, mas humilde e manso na vitória.


Dá-me um filho cujo esterno não esteja onde deveria estar a espinha dorsal; um filho que ME conheça e saiba conhecer-se a si mesmo.


Guia-o eu TE suplico; não pelo caminho fácil do conforto, mas sob a pressão e o orgulho das dificuldades e dos obstáculos. Que aprenda a manter-se erecto na tempestade e a ter compaixão dos malogrados.


Dá-me um filho de coração puro e objectivos elevados; um filho que saiba dominar-se, antes de procurar dominar os outros; um filho que aprenda a rir, mas que não desaprenda de chorar; um filho que tenha olhos para o futuro, mas que nunca se esqueça do passado.


E depois de lhe teres concedido todas estas coisas, dá-lhe, eu TE rogo, compreensão bastante para que seja um homem sério sem, contudo, se levar muito a sério. Dá-lhe humildade, SENHOR, para que possa ter sempre em mente a simplicidade da verdadeira grandeza, a tolerância da verdadeira sabedoria, a pequenez da verdadeira força.


Então eu, seu pai, ousarei murmurar:
“NÃO VIVI EM VÃO”.

Ser Jovem


A juventude não é um período da vida; é um estado de alma, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre o amor do conforto.

Não é velho aquele que viveu um certo número de anos, mas é velho aquele que desertou do ideal.

Os anos enrugam a pele, mas o renunciar ao ideal enruga a alma.

As preocupações, as dúvidas, os temores e os desesperos são os inimigos que, lentamente, nos fazem inclinar para a terra e tornar-nos poeira, ante da morte.

Jovem é aquele que se admira e maravilha. Interroga, como a criança insaciável: e depois? Desafia os acontecimentos e acha alegria no jogo da vida.

Tu és tão novo como a tua fé. Tão velho como as tuas dúvidas. Tão novo como a tua confiança em ti próprio. Tão novo como a tua esperança. Tão velho como o teu desânimo.

Serás jovem enquanto sentires. Sentires o que é Belo, Bom e Grande. Sentires as mensagens da natureza, do homem e do infinito.

Se, um dia, o teu coração for mordido pelo pessimismo, e ruído pelo cinismo, DEUS tenha então, piedade da tua alma de velho

sábado, 10 de fevereiro de 2007

Se...


Se souberes estar calmo no meio da confusão,

Dominar o medo, nervos, muscúlos e coração,

Se confiares em ti, no teu chefe e no camarada,

Perdoando ao fraco e ignorante, a vaidade do nada;

Se souberes esperar sereno o momento preciso;

Resolveres num instante e agires de improviso,

E se, como o raio fulminante, lutares decidido,

E vencedor, generoso, respeitares o vencido;


Se souberes distinguir o bandido do inocente,

E tratares ambos com justiça e amor clemente;

Se matares naturalmente, sem seres criminoso,

E sem ódio na alma olhares o futuro radioso;

Se fores como uma criança depois de cada morte,

Renascendo para a vida na luz certa do norte;

E se, com amor e justiça, e sem hipocrisia,

Construires das cinzas um novo ideal de harmonia;


Se suportares fome e a matares ao necessitado,

Se, a rebentares de sede, corpo doente e cansado,

Olhos abertos aos ventos, sem balas e mal dormido,

E ainda te arrastares, quase moribundo e ferido,

Se por mais um segundo de cada minuto e hora,

Mordendo os lábios de dôr, seguires pela selva fora;

Se traçares um caminho de luz e de amor, a sorrir,

Abraçando irmãos de todas as cores, sem distinguir;


Se servires desinteressado e sem te servires,

Comendo o pão do trabalho e ainda o repartires;

E se, por fim, respeitares corpo e alma do teu irmão,

Humano como tu, semelhança do teu coração;

Então, sim Soldado!... Tu passarás à nossa História,

Erguerás o futuro da pátria, sem peias e escória;

Cumprirás só o teu dever, sem louvor... lutando,

Serás Homem, Militar e COMANDO !

terça-feira, 6 de fevereiro de 2007



Mais outro funeral... -Quem foi ?

-Foi um COMANDO !

-Um COMANDO ?

-Sim, um soldado como os outros.

-Como os outros ?

-Talvez não, talvez um pouco mais...talvez um pouco menos. -Um pouco menos ?

-Sim, por não querer ser tanto.

-Um pouco mais ?

-Talvez por isso mesmo!

-Mas, quem são os COMANDOS ?

-Quem faz do perigo o seu pão. Do sofrimento o seu irmão. E da morte a sua companheira, e se habituou a tê-la sempre à sua mesa e à sua cabeceira, noite e dia, sem perder a alegria e o prazer de viver e de sonhar.

-Que estranha companhia, mas porquê esse gosto, essa busca da morte de quem todos os seres fogem, mesmo os mais valentes ?

-Porque são diferentes !

-E a fome ? E a sede ? E o medo ? E a morte ?

-A fome esquecem-na, quando tudo neles a repele e denuncia vão procurar no espírito o único alimento que a sacia.

-E a sede ?

-Sede só têm uma, e essa ninguém a mede, a de fazer melhor, a de chegar primeiro, a de mesmo no alento derradeiro, quando o corpo já parece não ser nosso, gritar ainda: EU QUERO ! EU POSSO !

-E o Medo ?

-Conhecem-no, por isso não o temem e para o combater e eliminar, são teimosos, tenazes, quando o instinto os contraria, repetem a cada minuto do dia: "A SORTE PROTEGE OS AUDAZES"

-E a Morte ?

-Ao pensar nela, a sua companheira habitual, transfiguram o receio e o pavor, tornando quase igual a própria morte e o amor.

-Mas eles não amam, eles não sofrem ? Não são humanos afinal.

-São humanos demais, embora parecendo de menos e é esse apenas o seu drama, no seu bornal, no seu cantil, na sua cama, vivem o amor e a morte, e uma eterna inquietação.

-Há quem diga que o amor e a morte são quase a mesma coisa...

-Para eles são, e vivem num mundo diferente...feito de assombro, de sonho e de quebranto...

-Meio demónio e meio santo ?

-Sim, é isso sim talvez o que eles são, mas sentem-se felizes com a sua sorte, pois não distinguem o amor da morte e só se sentem bem a viver nos extremos, o meio termo não existe para eles, nem o amar, nem o querer, nem o lutar, nem o sofrer, isso não sabem o que é, está fora do seu mundo, a sua taça, bebem-na até ao fundo !

-E acreditam em Deus ?

-Sim, ou melhor, creio que Deus habite neles, em origem, não em fidelidade, pois são daqueles poucos a quem Deus estende a mão sem que eles Lha peçam, porque só Lhe pedem o que os outros não querem.

-Mas assim querem ser melhores que os outros, ser os melhores de todos.

-Não. Porque não comparam. Só querem ser melhores que eles próprios, por conforto ou benesses nenhum deles lutou, fiéis a esta ideia: Só provará o pão de Deus quem comeu o que o diabo amassou !

-É belo mas estranho tudo o que me disseste, porém que dizer deste pobre rapaz ? Já que deu a vida, que a sua alma descanse em paz.

-A paz para ele nunca quis, não é pois na paz que ele há-de ser feliz.

-Mas que queria ele então... ???

-Não sei, mas antes ou depois que a vida de um COMANDO acabe, nem ele próprio, mas só Deus o sabe.

-Mas é estranho não querer nem desejar para si mesmo a paz.

-Medita nisto: O primeiro COMANDO foi Cristo, porque pregando a paz nunca viveu em paz e até morreu por isso.

-Compreendo então. Querem ser como Cristo ?

-Não, também não, isso seria muito, querem apenas isto: Ser COMANDOS e viver como tal.

-Compreendo por fim, por isso creio que quando o corpo deste moço descer à terra fria e a última lágrima de alguém que muito queria, ainda não tombou, a sua alma, com a qual nunca se enfeitou, não sei se foi ao céu, a caminho de Deus, mas sei que subiu e se salvou !


FUNERAL "COMANDO" - Acção Psicológica CURSO DE COMANDOS

Por Rui Gomes, ex-Ten. Mil. CMD - 92º Curso de Comandos MAMA SUMAE

Aniversário do Rodrigo

Caros Amigos e visitantes deste Blog. Este é o Rodrigo, meu filho, que fez em 5.2.2007, 3 anos.
Cuidado miudas, que este olho azul e esta cara de malandro, ainda vai partir muita coração.....

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Pelo Sim e pelo Não!!!



Pelo período de reflexão e analise sobre o assunto do momento em Portugal, embora não concorde com a pergunta ( bastante infeliz e mais uma prova que PS com maioria ou minoria é igual por não haver coragem de rever a pergunta de 1998 ) vou votar Sim, porque me inquieta varias questões. Acho que só o Sim poderá dar resposta a:

a) Em caso de vitória do Sim, gostava de saber como se vão comportar socialmente os apoiantes do Não. Vão ficar passivos ou acompanhar com rigor e clareza, as mudanças sociais que decerto irão suceder com a vitória do sim.
b) Como vai a sociedade e o estado, se comportar perante os médicos objectores de consciência que decerto se irão recusar a praticar a IVG. E se estes não serão objectores de consciência nos Hospitais públicos e médicos politicamente correctos nos hospitais ou clínicas privadas.
c) Se a sociedade depois confrontada com a incapacidade dos hospitais públicos, vai submeter à aprovação que a lei passe para as 12 ou 14 semanas, como na grande maioria dos países europeus.
d) Se a sociedade e os defensores da IVG vão também em consciência se permitir votar Sim, também a leis equivalentes no meu entender como será a Eutanásia. Pois se a questão de defender o livre arbítrio e a decisão individual, poderá também ser aplicada a esta decisão de vida terminal.

Se houver evolução na sociedade e resposta clara a estas questões, então votar sim valeu a pena, senão, considero que despenalizar a lei, não acarreta graves problemas para a sociedade porque:

a) Quem preza a vida nunca irá efectuar IVG.
b) Despenalizar será mais uma lei que nunca foi aplicada na sua verdadeira acepção, pois a lei deste país é podre, não resulta, é conflituosa e demasiado ambígua. Todos os dias há arguidos, acusados e postos na lama da opinião pública, mas gente presa para pagar pelo incumprimento de leis, há poucas….

Corrupção em Portugal




Corrupção em Portugal

Toldado elas recentes noticias do caso Bragaparques e da suspeição de corrupção das Câmaras Municipais deste país, existe algo que me confunde e para o qual não estou totalmente esclarecido.

1 – Os concursos públicos deveriam ser regidos por uma lei mais digna para quem concorre, ou seja devia ser eliminada a proposta mais barata e a mais cara. A proposta que mais se aproxima-se da média ponderada venceria, desde que responda às condições expressas no caderno de encargos.
Isto acabaria com a “guerra” das empresas que se esganam para ganhar concursos e depois efectuam um trabalho de péssima qualidade, com orçamentos reduzidos e depois obrigando os subempreiteiros a efectuar baixos preços.
Isto é igual a trabalho mal feito, com materiais de má qualidade e com mão de obra não qualificada.
Passados poucos anos, verifica-se os danos de construção, as concepções mal feitas, o deitar fora dinheiros públicos e sempre com a mesma desculpa, " que queriam pelo preço que compraram já se previa isto…"

2 – Por outro lado o reverso da medalha, a corrupção, a compra de influências, a sobrevalorização de empreitadas, o ganhar dinheiro com os erros e omissões das obras que levantam este país.

Será que é difícil encontrar o ponto intermédio, a justiça, a igualdade, possibilitar que empresas de qualidade vençam cada vez mais em Portugal? Proteger a qualificação empresarial e a mão de obra qualificada? Custa dinheiro, pois custa, mas garante que as desculpas não se peçam, mas sim que se evitem...

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Código Comando Em Inglês

Para que os Camaradas Comandos possam além fronteiras apresentar o nosso Código a amigos estrangeiros e para que estes possam usufruir da beleza das palavras que o mesmo encerra, aqui vai esta pérola da prosa portuguesa(em Inglês):

The COMMANDO loves his HOMELAND devotely,and is always ready to make every sacrifice for it. A constante example of energy, love of work, dedication and loyalty to his leaders, he does not dispute the the orders he receives, nor does he tolerate or experience difficulties or impediments to their execution.

He removes all obstacles to the faithfull and exact execution of his duties, whatever the difficulties to which he must subject himself, without soliciting others to take on what it befalls him to do.

The COMMANDO practises comradship and tries to assure moral solidarity amongst all his brothers in arms; but he does not approve of indignity, nor disobedience, nor disrespect for the rules of discipline and honour. Always eager to help whoever needs his material assistance or his moral support, whether in peace or war, in the face of the enemy, he constantly asserts himself as a person of character.

The COMMANDO loves hs responsabilities. Always ready to command and eager to obey, he does not permit the suspection of his superiors having any intention of persecuting him, or humiliating him in any way. Because it is his constant concern to act as a true COMMANDO he has the surest and the purest faith in his leaders and commanders.

Always generous in victory and persistent in adversity, the true COMMANDO treats thoughtfully and kindly and encourages those who struggle and know to overcome all obstacles. He does not tolerate lying but respects the stoie and unselfish who serve without concern for payment of satisfaction of any kind of interests.

Character, loyelty, faithfulness, obedience and determination are the inalienable virtues of the COMMANDO. Irrespective of his atributes of knowledge, the COMMANDO who does not possess them or scorns them should be inexorably deprived of his title.

The COMMANDO does not flee from the danger, nor does he avoid situations that may cause him disconfort. Encharged with a mission, he uses all his means, all his physical, intelectual and moral powers, in its executions.

From
Alferes RC Infª "CMD" NIM 11986789
Paulo Jorge Duarte Garcia
Serviu Portugal nos COMANDOS de 21AGO89 a 09NOV92.