segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

As (velhas) drogas dos nossos avós....

Cocaína, morfina e até heroína eram vistos como remédios miraculosos quando foram descobertos. As substâncias que hoje são proibidas estavam legalmente disponíveis no passado.
Os fabricantes de medicamentos, muitos dos quais existem até hoje, proclamavam até o final do século 19 que seus produtos continham estas drogas.
Abaixo veja dez impressionantes propagandas antigas. Não deixe de ler até o final.

10. Heroína da Bayer
Um frasco de heroína da Bayer. Entre 1890 a 1910 a heroína era divulgada como um substituto não viciante da morfina e remédio contra tosse para crianças.

9. Vinho de coca

O vinho de coca da Metcalf era um de uma grande quantidade de vinhos que continham coca disponíveis no mercado. Todos afirmavam que tinham efeitos medicinais, mas indubitavelmente eram consumidos pelo seu valor “recreador” também.
8. Vinho Mariani
O Vinho Mariani (1865) era o principal vinho de coca do seu tempo. O Papa Leão XIII carregava um frasco de Vinho Mariani consigo e premiou seu criador, Angelo Mariani, com uma medalha de ouro.
7. Maltine
Esse vinho de coca foi feito pela Maltine Manufacturing Company de Nova York. A dosagem indicada diz: “Uma taça cheia junto com, ou imediatamente após, as refeições. Crianças em proporção.”

6. Peso de papel

Um peso de papel promocional da C.F. Boehringer & Soehne (Mannheim, Alemanha), “os maiores fabricantes do mundo de quinino e cocaína”. Este fabricante tinha orgulho em sua posição de líder no mercado de cocaína.
5. Glico-Heroína
Propaganda de heroína da Martin H. Smith Company, de Nova York. A heroína era amplamente usada não apenas como analgésico, mas também como remédio contra asma, tosse e pneumonia. Misturar heroína com glicerina (e comumente açúcar e temperos) tornada o opiáceo amargo mais palatável para a ingestão oral.
4. Ópio para asma
Esse National Vaporizer Vapor-OL era indicado “Para asma e outras afecções espasmódicas”. O líquido volátil era colocado em uma panela e aquecido por um lampião de querosene.
3. Tablete de cocaína (1900)

Estes tabletes de cocaína eram “indispensáveis para cantores, professores e oradores”. Eles também aquietavam dor de garganta e davam um efeito “animador” para que estes profissionais atingissem o máximo de sua performance.

2. “Drops de Cocaína para Dor de Dente – Cura instantânea”

Dropes de cocaína para dor de dente (1885) eram populares para crianças. Não apenas acabava com a dor, mas também melhorava o “humor” dos usuários.

1. Ópio para bebês recém-nascidos

Você acha que a nossa vida moderna é confortável? Antigamente para aquietar bebês recém-nascidos não era necessário um grande esforço dos pais, mas sim, ópio.
Esse frasco de paregórico (sedativo) da Stickney and Poor era uma mistura de ópio de álcool que era distribuída do mesmo modo que os temperos pelos quais a empresa era conhecida.
“Dose – [Para crianças com] cinco dias, 3 gotas. Duas semanas, 8 gotas. Cinco anos, 25 gotas. Adultos, uma colher cheia.”
O produto era muito potente, e continha 46% de álcool.

domingo, 14 de dezembro de 2008

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Professores Educadores.. Pois

Num liceu no Porto estava a acontecer uma coisa muito fora do comum. Um 'bando' de miúdas de 12 anos andava a pôr batom nos lábios, todos os dias, e para remover o excesso beijavam o espelho da casa de banho.
O Cons. Exec. andava bastante preocupado, porque a funcionária da limpeza tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao fim do dia e no dia seguinte lá estavam outra vez as marcas de batom.
Um dia, um professor juntou as miúdas e a funcionária na casa de banho e explicou que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam e, para demonstrar a dificuldade, pediu à empregada para mostrar como é que ela fazia para limpar o espelho.
A empregada pegou numa 'esfregona', molhou-a na sanita e passou-a repetidamente no espelho até as marcas desaparecerem.Nunca mais houve marcas no espelho...

Há professores educadores...

Numa dada noite, três estudantes universitários beberam até altas horas e não estudaram para o teste do dia seguinte.Na manhã seguinte, desenharam um plano para se safarem. Sujaram-se da pior maneira possível, com cinza, areia e lixo.
Então, foram ter com o professor da cadeira e disseram que tinham ido a um casamento na noite anterior e no seu regresso um pneu do carro que conduziam rebentou.Tiveram que empurrar o carro todo o caminho e portanto não estavam em condições de fazer aquele teste.
O professor, que era uma pessoa justa, disse-lhes que fariam um teste - substituição dentro de três dias, e que para esse não havia desculpas. Eles afirmaram que isso não seria problema e que estariam preparados.
No terceiro dia, apresentaram-se para o teste e o professor disse -lhes com ar compenetrado que, como aquele era um teste sob condições especiais, os três teriam que o fazer em salas diferentes.Os três, dado que tinham estudado bem e estavam preparados, concordaram de imediato.
O teste tinha 5 perguntas e a cotação de 20 valores.
Q .1. Escreva o seu nome ----- ( 0.5 valores)
Q.2. Escreva o nome da noiva e do noivo do casamento a que foste há quatro dias atrás ---(5 valores )
Q.3. Que tipo de carro conduziam cujo pneu rebentou.--( 5 valores)
Q.4 . Qual das 4 rodas rebentou ------- ( 5 valores )
Q.5. Qual era a marca da roda que rebentou ---- (2 valores)
Q.6. Quem ia a conduzir? ------ (2.5 valores)

Há professores educadores...

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

sábado, 22 de novembro de 2008

Artigo de Opinião - Parques de Estacionamento.

No uso da competência conferida pela alínea b) do n.º 1 do artigo 8.o do Decreto-Lei n.º 291/90, de 20 de Setembro e nos termos do n.º 5.1 da Portaria n.º 962/90, de 9 de Outubro e da Portaria n.º 710/89, de 22 de Agosto, todos os fabricantes ou representantes de equipamentos de gestão de estacionamento automóvel foram “obrigados” a certificar os seus equipamentos.
Digo obrigados porque este decreto-lei foi em 1990 elaborado para controlar os vulgares parquímetros ou parcómetros. A sua função era controlar metrologicamente se o utente estava efectivamente a comprar o tempo em minutos correcto relativamente ao pagamento.
Em 2006, com a aplicação do novo tarifário para parques de estacionamento taxável em períodos de 15 minutos, alguém iluminado directamente e sem nenhuma adaptabilidade aplicou esta lei aos equipamentos de gestão de estacionamento automóvel. Notem, que são equipamentos completamente distintos na sua funcionalidade. Nos parquímetros pagámos em antecipação, nos parques de estacionamento, pagamos após o serviço. Os parquímetros têm uma memória off-line, nos parques de estacionamento (dependendo dos equipamentos) o controlo de tempo é centralizado e gerido por computador central ou individualmente quando os periféricos de entrada, saída e pagamento têm capacidade em termos de hardware de fazer essa gestão.
Os fabricantes responsáveis colocaram assim à apreciação do IPQ os seus equipamentos e alguns foram devidamente aprovados. Aí existe uma obrigatoriedade de colocação em local visível de autocolante indestrutível, com a seguinte informação:
Nome e Morada do fabricante ou importador
Marca e Modelo
Ano e número de fabrico
Símbolo de aprovação do modelo

Próximo passo, são os fabricantes ou representantes das marcas, a pedir às Direcções Regionais de Energia que se desloquem aos parques de estacionamento onde estão instalados esses equipamentos, para os mesmos serem submetidos a controlo metrológico e onde são colocados os respectivos selos que comprovam que o equipamento está conforme a lei.

Nota – Todo este processo é pago e tem custos para as marcas ou seus fabricantes. Ou seja existe um pagamento para fazer cumprir a lei.
Relembro que as entidades da DRE só se deslocam aos parques após solicitação, nunca por sua vontade ou controlo aleatório.

O contra-senso é que os fabricantes ou representantes que não certificam os equipamentos, e que consequentemente não são submetidos aos processos acima explicados, continuam a instalar à margem da lei, equipamentos, continuam a existir centenas de locais de estacionamento, onde não existe nenhuma fiscalização e consequentemente, pelo que está em lei, o utente, em casos de utilização comprovada de equipamentos sem verificação metrológica podem recusar o pagamento e assim denunciar uma actividade que se encontra regulamentada mas que na sua maior parte, continua a não aplicar a lei portuguesa.

Concluindo, quem cumpre a lei portuguesa, incorre em custos elevados e ainda pede e paga para que o equipamento seja verificado, mas quem assim não o pratica, tem a sua actividade decorrente sem fiscalização e pode estar a incorrer em incumprimento porque o seu equipamento não estando certificado e consequentemente verificado, não pode ser de utilização pública.

Convém relembrar que Portugal é o único país do Mundo que se aplica esta lei relativamente aos parques de estacionamento. Mas também deve ser o único onde não cumprindo a lei, é perfeitamente normal.

sábado, 11 de outubro de 2008

7º Almoço 92º Curso Comandos



Com a excelente organização do nosso pessoal de Coimbra teve lugar hoje o 7º Almoço do 92º Curso Comandos. A todos os presentes, obrigado pela vossa prestigiada presença.

Mama Sume

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

7º Encontro Nacional 92º Curso Comandos 2T/89




Camaradas
Vai-se realizar no próximo dia 11 de Outubro de 2008, na vila de Soure em Coimbra. Será na Quinta do Marquês.
A tua presença será uma mais valia para um dos encontros mais esperados do 92º Curso de Comandos que antecede o 20º Aniversário da nossa incorporação.
Camarada, se não foste contactado, responde a esta noticia.
Mama Sume

sábado, 6 de setembro de 2008

Dá que pensar, não dá?




Michael Richards conhecido como Kramer da série televisiva Seinfeld,levantou
um bom problema.
O que se segue é o seu discurso de defesa em tribunal depois de ter feito
alguns comentários raciais na sua peça de comédia. Ele levanta alguns pontos
muito interessantes.

'Orgulho em ser Branco'

Finalmente alguém diz isto.

Quantas pessoas estão actualmente a prestar atenção a isto?
Existem Afro-Americanos, Americanos Hispânicos, Americanos Asiáticos,
Americanos Árabes, etc.
E depois há os apenas Americanos.

Vocês passam por mim na rua e mostram arrogância.
Chamam-me 'White boy,' 'Cracker,' 'Honkey,' 'Whitey,' 'Caveman' ...e está tudo
bem.
Mas quando eu vos chamo Nigger, Kike, Towel head, Sand-nigger, Camel Jockey,
Beaner, Gook, or Chink.

Vocês chamam-me racista.
Quando vocês dizem que os Brancos cometem muita violência contra vocês,
então porque razão os ghettos são os sítios mais perigosos para se viver?

Vocês têm o United Negro College Fund.
Vocês têm o Martin Luther King Day.
Vocês têm Black History Month.
Vocês têm o Cesar Chavez Day.
Vocês têm o Yom Hashoah.
Vocês têm o Ma'uled Al-Nabi.
Vocês têm o NAACP.
Vocês têm o BET [Black Entertainment Television] (tradução: Televisão de
Entretenimento para pretos)

Se nós tivéssemos o WET [White Entertainment Television] seríamos racistas.
Se nós tivéssemos o Dia do Orgulho Branco, vocês chamar-nos-iam racistas.
Se tivéssemos o mês da História Branca, éramos logo racistas.
Se tivéssemos alguma organização para ajudar apenas Brancos a andarem com a
sua vida para frente, éramos logo racistas.

Existem actualmente a Hispanic Chamber of Commerce, a Black Chamber of Commerce
e nós apenas temos a Chamber of Commerce.
Quem paga por isto?

Uma mulher Branca não pode ser a Miss Black American, mas qualquer mulher de
outra cor pode ser Miss America.

Se nós tivéssemos bolsas direccionadas apenas para estudantes Brancos, éramos
logo chamados de racistas.

Existem por todos os EUA cerca de 60 colégios para Negros. Se nós tivéssemos
colégios para Brancos seria considerado um colégio racista.
Os pretos têm marchas pela sua raça e pelos seus direitos civis, como a
Million Man March. Se nós fizéssemos uma marcha pela nossa Raça e pelos
nossos direitos seriamos logo apelidados de racistas.

Vocês têm orgulho em ser pretos, castanhos, amarelos ou laranja, e não têm
medo de o demonstrar publicamente. Mas se nós dissermos que temos 'Orgulho
Branco', vocês chamam-nos racistas.

Vocês roubam-nos, fazem-nos carjack, disparam sobre nós. Mas, quando um
oficial da policia Branco dispara contra um preto de um gang ou pára um
traficante de droga preto que era um fora-da-lei e um perigo para a sociedade,
vocês chamam-no racista.

Eu tenho orgulho.
Mas vocês chamam-me racista.
Porque razão só os Brancos podem ser chamados de racistas?

Xutos & Pontapes Fatacil 2008

Castro Marim XI Feira Medieval

terça-feira, 29 de julho de 2008

Quinta da Fonte, Portugal ou Far-West?



Pensei muito bem antes de emitir opinião sobre os acontecimentos da Quinta da Fonte. Depois de ouvir opiniões, e de ler escritos e artigos em vários jornais, reuni aquilo que sustenta o meu sincero ponto de vista.

Vou falar claro, sem rodeios, sem preciosismos nem palavras bonitas. Sou a favor das pessoas com ética, que se afirmem e sejam pela defesa e respeito ao próximo e que saibam viver em sociedade.

Sou contra aqueles que se defendem por detrás de estigmas, como a xenofobia, o racismo, a minoria, a queixa permanente. Quando vivem no mesmo bairro dois tipos de “pobres”.

O real aquele que trabalha, que vive com dificuldades para dar de comer aos seus filhos, sem luxos, sem ajudas, mas que vive honestamente, e o “falso”, neste caso em concreto, o povo de étnia cigana, que reclama, mas tem rendas de casa de 5 Euros, que recebe ao fim do mês de ajudas do governo, que reclama, mas que têm luxos em casa como DVD, Plasma, Playstation, bons carros, etc., e que sem trabalhar, de forma ilícita ou duvidosa pode adquirir estes luxos e ainda por cima reclamar, pois não quer “viver num bairro com pretos”? Mas em que país vivemos?

Vamos dar atenção e ajudar as pessoas que se afirmam e que vivam de forma honesta, defendendo os ideais de família, e vamos contrariar aqueles que sugam os apoios do governo e já agora, vamos despertar os governantes, para de uma forma clara, possa ajudar aqueles que precisam, não os que reclamam sem razão.

Vamos criar o movimento de vigiar o próximo, vamos chamar a atenção dos que prevaricam, vamos denunciar as ilegalidades, vamos defender a integridade, a ética e a vontade de sermos solidários, sem sermos pacóvios. Vamos por a mão na consciência, e despertem de uma vez por todas…

quarta-feira, 23 de julho de 2008

segunda-feira, 30 de junho de 2008

29 Junho 2008 - SlideShow

29 Junho de 2008


Camaradas, Companheiros e Amigos

Ontem realizou-se no Regimento da Carregueira mais uma cerimónia marcadamente "Comando". Sem querer mencionar nomes, porque seriam tantas as referências, esta foi no meu entender uma cerimónia e um dia bastante importante pelos seguintes motivos:

1 - A presença de centenas de pessoas. Comandos, familiares, amigos, respirou-se um ambiente de excelência, de convivio, de encontro de gerações, que provam que os Comandos mais do que nunca estão VIVOS.



2 - A importância da presença das familias como baluarte do nosso amor pelos Comandos e eles assim também provarem que ser Comando é uma forma diferente de estar na Vida.



3 -O Monumento Comando estar num sitio tão lindo, tão enquadrado com a nossa natureza, em que a paz de espirito é de grande importância para quem abraçou a causa Comando. E aí os nossos Camaradas que tombaram em nome da Patria, terem o merecido e repousado descanso em solo Comando.



4 - O respeito, a alegria, os valores estão aqui nesta casa, bem vindos futuros Comandos e que continuem a espalhar a mensagem de esperança a todos os que acreditam que esta é a melhor forma de servir Portugal.



MAMA SUME!

sexta-feira, 30 de maio de 2008

122 Tá a formar em Angola


Fotografia enviada pelo meu grande amigo Nazaré tirada em Angola este ano com amigos de longa data dessa fabulosa companhia de Comandos 122 de 1990.

Mama Sume