segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Este é o meu "Comandante" Modelo - Minha Homenagem


TCor inf Para José Manuel Duarte Costa
Chefe do Estado-Maior da BrigRR - 15 de Março de 2007

José Manuel Duarte da Costa, nasceu a 01 de Março de 1961 tendo ingressado na Academia Militar, a 29 de Setembro de 1981, para a Arma de Infantaria. Licenciou-se em Ciências Militares em 1986, data a partir da qual ficou colocado na Escola Prática de Infantaria.

Em 1987 é colocado no Regimento de Comandos onde como Tenente desempenha funções de Adjunto de Comandante de Companhia e Instrutor de vários Cursos de Comandos e de Patrulhas de Longo Raio de Acção. Foi ainda instrutor de vários Cursos de Comandos para o Quadro Permanente.

A partir de 1990, após a promoção a Capitão desempenha no Regimento de Comandos as funções de Comandante de Companhia Operacional até 1993, ano em que é colocado no Comando das Tropas Aerotransportadas - Brigada Aerotransportada Independente.

Em 1996 foi convidado para as funções de Ajudante de Campo de Sua Excelência o Presidente da República, cargo que desempenhou como Major de 1996 até Setembro de 1998.

Em 1998 é colocado no Instituto de Altos Estudos Militares, onde frequenta Curso de Estado-Maior e em 2000, já como Tenente-Coronel, assume o cargo de professor da Secção de Ensino de Estratégia, actividade que mantém até 2003.

Ainda neste ano, integra o painel de comentadores sobre assuntos militares e de estratégia que nos canais de televisão, comentam as acções militares na 2a Guerra do Golfo.

A partir de 2003, é colocado na EUROFOR em Florença, Itália, como Chefe da Secção de Intelligence, tendo ainda no âmbito desta Missão desempenhado as funções de Intel Chief Analyst durante a Operação Concórdia, no Teatro de Operações da FYROM (Macedónia).
Em 2006 assume o cargo de 2° Comandante do Regimento de Infantaria N°1, por ter sido nomeado por escolha, função que mantém até Março de 2007.

Em 15 de Março de 2007, assumiu o cargo de Chefe de Estado-Maior da Brigada de Reacção Rápida, por ter sido nomeado por escolha nos termos do Despacho de S. Exa. O General Vice-Chefe de Estado-Maior do Exército.

Como formação Académica tem para além do Curso da Academia Militar, e do Curso de Estado-Maior do IAEM, um MBA pela Universidade Católica e um Mestrado em Ciência Política pela Universidade Lusíada.

Como Cursos militares são de destacar o Curso de Comandos, o Curso de Patrulhas de Longo Raio de Acção, o Curso de Instrutor de Educação Física Militar, o Curso de Pára-quedismo Militar, o Curso de MergulhoTécni-co Avançado (Heliox eTrimix) e ainda os Cursos de Ranger e Aírborne do Exército dos Estados Unidos, o Curso de Queda Livre Operacional do Exército da Alemanha e ainda o Curso de Planeamento de Operações Psicológicas da Nato School em Oberammergau.

Da sua Folha de Serviços constam vários louvores e as seguintes condecorações: Medalha de Serviços Distintos, grau Prata, Medalhas de Mérito Militar de 2a e 3a Classe, Medalha da Defesa Nacional de 2a Classe, Medalha de Prata de Comportamento Exemplar, Comendas do Mérito Civil de Marrocos e de Espanha, Medalha da Ordem do Cruzeiro do Sul do Brasil, Medalha de Mérito da Polónia, Medalha de Mérito da Ucrânia, Medalha da EUROFOR e Medalha da Operação Concórdia da EUFOR.

6 comentários:

MAD66MIX disse...

Conheci como Tenente Costa, na altura pertencia aos quadros de instrutores
em Sta Margarida, Militar altamente profissional e excelente condutor de homens, duro e flexivel dependendo da ocasiao, tenho orgulho em ter aprendido com ele a ser "Comando' e muito nos ajufou na altura a conseguir a boina.
Um bem haja ao Costa

Klatuu o embuçado disse...

Tive o prazer de o conhecer enquanto desempenhava as funções de Ajudante de Campo do Presidente da República. Uma pessoa excelente, bom conversador, de aparência tranquila, mas sempre em tensão... talvez fosse do cargo, não sei, talvez seja de se andar armado mesmo à civil... Ser militar não é fácil.

Anónimo disse...

Uma homenagem bonita.... mas ele continua vivo, nao????? Qual é a função que ocupa hoje?

Anónimo disse...

Pelo menos até há uns meses atrás, estava vivo!!!

Paulo Garcia "Comando" disse...

Esta vivi e bem vivo claro...é Coronel e ocupa uma posição na gabinete do Ministério da defesa Nacional.

Manuel Pereira disse...

Na altura Major, trabalhei com este Senhor na Presidência da República,grande operacional, competente e amigo, agora sei que vai comandar os Pára-quedistas em Tancos, tropa à qual me orgulho pertencer, desejo ao Coronel Duarte Costa as melhores felicidades.