quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Polémica em Estacionamento

Estacionamento só para mulheres
Lugares maiores e mais perto dos elevadores num centro comercial de São João da Madeira.
Em São João da Madeira, um centro comercial tem lugares de estacionamento exclusivamente para mulheres. São mais largos, cor-de-rosa, ficam mesmo ao lado do acesso às lojas e estão a gerar alguma polémica: entre quem acha uma gentileza e quem fala em discriminação.
Opinião do Blogger.
Face à minha formação profissional na área, não considero esta medida, correcta. Existem alguns países nomeadamente na Holanda, que existem lugares "preferenciais" para senhoras, nomeadamente junto aos acessos, elevadores e zonas bem iluminadas, afim de evitar roubos em zonas mais reconditas e escuras. Essa medida visa chamar aos estacionamentos condutoras que anteriormente não vinham por acharem os parques de estacionamento pouco seguros. Nunca esses lugares foram instalados com a finalidade de serem mais largos "porque as senhoras vem carregadas de sacos" e porque os lugares mais largos permitem estar mais à vontade e evitam "bater com a porta noutro carro estacionado".
Igualemente não está consagrado na lei portuguesa este tipo de sinalização "cor de rosa" ou exclusividade de lugares femininos.
Mas pegando na ideia, considero que a lei deveria exigir lugares mais largos porque existem parques de estacionamento, cujos lugares são pequenos, e mesmo sem querer, levam os utentes a fazer manobras impensáveis, apenas para estacionar o seu veículo.

Sem comentários: