terça-feira, 7 de agosto de 2007

Certificações Equipamentos Estacionamento

O Blog abaixo foi escrito em Março de 2007. Continua-se a instalar equipamentos não certificados em Portugal. O Português continua a pagar tarifas em equipamentos não regulamentados pelo IPQ. A ASAE fiscalizou quando teve interesse mediático, e agora???

Mesmo alguns equipamentos certificados, apresentam as mesmas de forma irregular e ilegal.

Consultem as normas e publicações, e reclamem.... Este é decerto um país de brandos costumes...não vale a pena reclamar, continuamos a sugar e a absorver, tudo o que nos dão... que pequenez.....






No passado mês de Julho de 2006, a ASAE iniciou um processo complexo de controlo e fiscalização aos parques de estacionamento. A razão principal era se os novos tarifários tinham sido aplicados mas encapuçava outras razões bem mais importantes, como questões de segurança no interior dos parques de estacionamento. Embora por razões óbvias ( falta de controlo ) os resultados foram mais de fachada, mas levantou uma questão pertinente.
Os equipamentos de gestão de estacionamento automóvel não estavam enquadrados num ambito legal, para serem devidamente certificados pelo IPQ. Embora essa fosse a questão, a pressão politica e da sociedade, levou a que o IPQ enquadra-se esses equipamentos no decreto-lei 291/90, portanto os fabricantes ou agentes comerciais desses equipamentos teriam que junto do IPQ solicitar as devidas aprovações de modelo.
Até ao final do ano de 2006, o IPQ visitou as entidades que pediram a devida certificação de modelos para que pudesse exercer a sua actividade dentro dos parâmetros legais.
Após as aprovações, que tem que ser publicadas no Diário da República Parte C - Ministério da Economia e da Inovação - Instituto Português da Qualidade, I. P.
Só para que possam saber os meandros deste problema, existem em Portugal, representações de 14 marcas e 22 modelos afectos a essas marcas.
Até à data ( 20.3.2007 ) só foram publicados 5 aprovações de modelo englobando 8 modelos !!!
Exorto aos utilizadores de parques de estacionamento que a partir de 30.4.2007 quando utilizarem um parque de estacionamento, verifiquem se nas máquinas de entrada, saída e locais de pagamento o equipamento contém de forma visivel uma inscrição de aprovação do IPQ similar às das bombas de gasolina, senão não façam qualquer pagamento e peçam o livro de reclamações, pois esse equipamento decerto estará a ser utilizado de forma ilegal.
PS - Estou perfeitamente disponível, para a comunicação social, de documentar todas estas informações e colocar-me ao dispor dos cidadãos portugueses, pois as obrigações e deveres são para todos e eu cumpri a minha parte.
Obrigado pela atenção dispensada.
Paulo Garcia

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Paulo Garcia, este texto devia ter mais visibilidade e ser lido por mais gente!

Abraço

Paulo Garcia "Comando" disse...

Pois cabe a todos passar a palavra.
Espero pela tua ajuda, agora voltei ao activo, e faço tudo para por este país nos eixos pela parte que me compete.... Obrigado Relvas

Anónimo disse...

Caro Paulo Garcia,

Tendo ficado com a exploração de um parque de Estacionamento deparo-me agora com a situação de provavelmente não ter as máquinas certificadas.. uma vez que aquisição das mesmas ocorreu após 1990, acha que a empresa vendedora (sua concorrente) pode ter agido de má fé e ser levada a certificar o equipamento?

Estou tentado a avançar com uma acção...não gosto de me sentir enganado...

Paulo Garcia "Comando" disse...

Senhor Miguel.
Se pretender que lhe transmita mais elementos sobre este assunto queira por favoe me enviar um mail para paulo.garcia@sbportugal.com.
Obrigado.